quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

RELATÓRIO MOSTRA AS 25 ESPÉCIES DE TARTARUGAS MAIS AMEAÇADAS

De Recursos Educativos, publicada em 24 de fevereiro de 2011

Um relatório da Turtle Conservation Coalition, da Wildlife Conservation Society (WCS) e outras organizações ambientalistas, apresenta uma lista das 25 espécies de tartarugas mais ameaçadas do mundo.

De acordo com o relatório "Turtles in Trouble", muitas espécies de tartarugas se extinguirão na próxima década, a menos que sejam tomadas medidas drásticas de conservação. A perda de habitat e a caça ilegal para alimentação, comércio e medicamentos tradicionais, ameaçam a vida das tartarugas que habitam a Terra há 220 milhões de anos.

A número um na lista é Tartaruga da Ilha Pinta (Chelonoidis abingdonii) , uma das espécies de tartarugas das ilhas Galápagos, que contribuíram para as teorias de Charles Darwin sobre a seleção natural. Infelizmente, apenas um único macho dessa espécie, "George Solitário", continua vivo hoje. Ironicamente, Darwin e outros viajantes, muitas vezes comeram tartarugas da ilhas e libertaram ratos, cabras e outros animais, o que contribuiu significativamente para o seu declínio.

Logo a seguir na lista, está a tartaruga-gigante-da-casca-mole de Yangtzé (Rafetus swinhoei ), da China e do Vietname, pesando mais de 250 libras e uma concha mais de três metros de comprimento. Restam apenas quatro indivíduos (três machos e uma fêmea).

Dezessete das 25 espécies mais ameaçadas são encontradas na Ásia, três na América do Sul, três na África, uma na Austrália, e uma na América Central e México.

Em toda a Ásia as tartarugas estão sendo caçadas de forma insustentável. Tartarugas e cágados estão na base de um lucrativo mercado negro internacional, onde as espécies mais raras atingem valores exorbitantes.


O relatório refere a necessidade de uma melhor aplicação das leis comerciais existentes, a proteção de habitats e a criação em cativeiro como formas para impedir que as espécies de tartarugas sejam extintas, ao mesmo tempo que se reforçam as populações existentes.

Um comentário:

  1. venho aqui por meio deste comentário, fazer uma grave denuncia de crime ambiental que esta havendo em Felipe Guerra. com as cheias dos rios estão chegando muitos peixes, se eu ñ me engano este fenômeno se chama " pirapora ". pois bem; varias pessoas estão indo pescar de forma descontrolada, estão pegado de "SACOS GRANDES" e depois escolhem os melhores , e o resto tão jogando fora, é um absurdo a quantidade de peixes mortos, principalmente peixes pequenos, ja que ñ querem os peixes porque que ñ colocam de volta no rio? é uma vergonha. por favor tomem uma providencia, todos os dias esta acontecendo isso. o local que eu estou falando, é na ponte do buqueirão em felipe guerra, por favor nao demorem. valeu

    ResponderExcluir