segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

POLICIAIS AMBIENTAIS CAPTURAM TARTARUGA AMEAÇADA DE EXTINÇÃO EM PRAIA DE GADO BRAVO

Na manhã de ontem, 13, policiais ambientais do 3º Pelotão de Proteção Ambiental receberam a informação do aparecimento de uma tartaruga na Praia de Gado Bravo/RN.

Ao chegar no local, os policiais constataram que se tratava de uma Tartaruga-Verde, espécie ameaçada de extinção, a qual estava bastante debilitada. De imediato, os policiais a socorreram e a conduziram à base do Projeto Cetáceos da Costa Branca, em Areia Branca, para análise e cuidados médicos necessários para a sua recuperação.

Segundo os biólogos do Projeto, somente no mês de janeiro foram encontradas cinco tartarugas da mesma espécie, as quais foram protocoladas e socorridas pelos responsáveis do Projeto. 


O Projeto Cetáceos da Costa Branca foi idealizado pelo Departamento de Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e monitora a região da Costa Branca há mais de dois anos. Somente em Areia Branca são 42 km de litoral, onde constantemente aparecem animais marinhos, muitas vezes mortos ou mutilados.

Sobre a Tartaruga-Verde

A Tartaruga-verde (Chelonia mydas) é uma tartaruga marinha da família Cheloniidae e o único membro do gênero Chelonia. A espécie está distribuída por todos os oceanos, nas zonas de águas tropicais e subtropicais. Como outras tartarugas marinhas, as Tartarugas-verdes migram longas distâncias entre as áreas de alimentação e as suas praias de incubação, o que pode explicar o constante aparecimento dessas espécimes na região.

Atualmente, a Tartaruga-Verde é classificada como espécie ameaçada de extinção, de acordo com a classificação da IUCN e CITES, sendo protegida contra a exploração na maioria dos países. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário