terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

PÁSSAROS SILVESTRES SÃO APREENDIDOS EM MOSSORÓ

No último domingo, a viatura CIPAM 03, comandada pelo Soldado Josafá, apreendeu 07 aves silvestres na cidade de Mossoró, as quais eram mantidas em uma residência do bairro Santo Antônio.

Após receber a denúncia pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), os policiais foram até o local indicado para averiguar a criação irregular de pássaros silvestres da fauna brasileira.

No local foram apreendidos 02 (dois) Curió, 02 (dois) Xexéu, 02 (dois) Bigode e 01 (uma) Golinha, além de sete gaiolas que mantinham os pássaros presos.

O acusado foi conduzido à Delegacia, onde foi autuado por crime contra a fauna silvestre brasileira, o qual estabelece a pena de detenção de seis meses a um ano, e multa, conforme o artigo 29, da Lei de Crimes Ambientais.

Conheça um pouco mais sobre os animais apreendidos:

Curió
O Curió é uma ave silvestre cujo nome científico é Oryzoborus angolensis, alimentando-se basicamente de alguns insetos e de várias sementes. Apesar de pode ser encontrado por toda a extensão do país, e em alguns lugares da América do Sul, o Curió habita principalmente as regiões litorâneas do Brasil.



Xexéu

O Cacicus cela, popularmente conhecido como Xexéu, é um passeriforme da família Icteridae, alimentando-se principalmente de frutos e sementes. Muitas vezes chega a saquear os ninhos de outros pássaros para se alimentar. É comum encontrá-los em bordas de florestas, sobretudo de várzea, campos com árvores e cerrados.

Bigode

O Sporophila lineola, popularmente conhecido por Bigode, é uma ave presente no Brasil, principalmente nos Estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Espírito Santo e Bahia. É comum encontrá-lo comum em clareiras arbustivas, plantações, bordas de capoeira e áreas com gramíneas altas.

2 comentários:

  1. bonito trabalho o de vocês, é realmente um trabalho muito sério!. Não entendo qual é a finalidade de capturar um pássoro e aprisionalo em uma gaiola, Não consigo compreender essa ato de tamanha ignorância humana, quando eu era muleque inventei de sair com os meus amigos com umas gaiolas para capturar passaros silvestres, não por livre vontade, mas por influência das amizades, eles me falavam que era algo legal, bonito,era interessante ver ele cantanto dentro de uma gaiola, enfim... eu fui com eles mas, eu não conseguia ver beleza naqueles pássaros aprisionados, aquilo para mim era algo bem inrracional, pois lindo mesmo é ver ele cantar em livre em uma arvore.
    Aconteceu que, sem que meus amigos soubesse eu acabei soltando todos os passaros, meu tio também criava uma sabiá linda que cantava muito, então axei melhor soltar também, pois na natureza ela cantaria mais livre!

    ResponderExcluir
  2. Ao amigo do comentário. Soltar os pássaros dessa forma é condená-los a morte. Então antes de dar uma de ativista, procure ter um conhecimento técnico do assunto, vc achando que fez o bem provavelmente matou todos eles.

    ResponderExcluir