quarta-feira, 16 de março de 2011

HORA DO PLANETA: CÃMARA DOS DEPUTADOS APAGA AS LUZES POR UM MUNDO MELHOR

Da Rede WWF Brasil, publicado em 15/03/2011

A Câmara dos Deputados vai apagar as luzes durante uma hora no sábado (26/3), entre 20h30 e 21h30, como parte das manifestações da Hora do Planeta, evento que ocorre em todo o mundo por iniciativa da rede ambientalista WWF. Com o slogan “apague a luz para ver um mundo melhor”, cidades, empresas, governos, organizações, comunidades e pessoas vêm se somando ao movimento no Brasil, que tem o objetivo de chamar a atenção para o processo de aquecimento global.

O termo de adesão da Câmara foi assinado nesta terça-feira (15) pela primeira vice-presidente da casa, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES). Entusiasmada com a manifestação, a parlamentar se comprometeu a dar ampla divulgação à Hora do Planeta. Esta é a terceira vez que a Câmara dos Deputados adere ao movimento.

Também na tarde desta terça-feira, o Ministério do Meio Ambiente formalizou a adesão à Hora do Planeta com a assinatura do termo de adesão. “A iniciativa é importante para o engajamento em torno de uma economia de baixo carbono e também leva para ações além dos sessenta minutos e da Hora do Planeta. É um ponto de partida para novas atitudes sustentáveis”, afirmou a ministra Izabella Teixeira.

A secretária-geral do WWF-Brasil, Denise Hamú, que participou dos atos de assinatura, afirmou que o Brasil, “como país megadiverso”, deve dar exemplo para o mundo. “A participação da Câmara, que representa a sociedade brasileira, e do Ministério do Meio Ambiente, órgão executor de políticas ambientais, é uma sinalização inequívoca da importância deste movimento de sensibilização da sociedade”.

“O apoio das instituições realça a importância de harmonizarmos a atividade humana com a conservação da biodiversidade e de promovermos o uso racional dos recursos naturais ”, completou Hamú.

Catorze cidades brasileiras, sendo cinco capitais de estado, também já assinaram o Termo de Adesão e, a exemplo de milhares de cidades em todo o mundo, vão apagar a iluminação de monumentos, praças, prédios e casas.

Entre as capitais que participam estão Natal (RN), Aracaju (SE), Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES). Também participam Barueri (SP), Baturité (CE), Caçador (SC), Divinolândia (SP), Jumirim (SP), Osasco (SP), Pedreiras (MA), Poços de Caldas (MG) e Ribeirão Pires (SP).

A adesão de capitais está sendo feita com o apoio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

A edição 2011 da Hora do Planeta promete reunir milhares de pessoas em torno de ícones importantes das cidades, que ficarão sem iluminação por uma hora. É que, além do ato simbólico mostrando a conscientização da população em relação ao desequilíbrio ambiental do planeta, muitas prefeituras vão promover atos públicos e shows com artistas.

Em Sydney, na Austrália, as ações incluem a substituição de todas as atuais lâmpadas de iluminação de ruas e parques por lâmpadas LED. Em Shenyang, na China, 38.000 hectares serão reflorestados.

Saiba mais sobre a Hora do Planeta 2011 na internet, no endereço www.horadoplaneta.org.br . Cadastre-se e participe do movimento global que a Rede WWF promove todos os anos, no mundo inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário