sexta-feira, 4 de março de 2011

3º PELOTÃO PARTICIPA DE MEGA OPERAÇÃO DE APREENSÃO DE PÁSSAROS SILVESTRES COM APOIO DO MINISTÉRIO PÚBLICO E IBAMA

Durante uma operação realizada pelo 3º Pelotão de Proteção Ambiental em conjunto com o Ministério Público do RN e o IBAMA, mais de 400 pássaros silvestres foram apreendidos nas cidades de Mossoró e Serrinha dos Pintos.

A Operação Sicalis, como foi denominada em referência ao nome científico do Canário da Terra, haja vista o principal alvo da operação ser o combate as rinhas de Canários, foi resultado de uma investigação da Promotoria do Meio Ambiente de Mossoró que há mais de um ano vinha monitorando o grupo surpreendido.

A investigação do Ministério Público foi iniciada a partir de uma apreensão de materiais e aves que davam conta de uma rinha de canários ainda no ano de 2010 pelo 3º Pelotão de Proteção Ambiental realizada no bairro Urick Graff, em Mossoró. Segundo a investigação do MPRN, as pessoas surpreendidas nesta Operação utilizavam indevidamente de licenças concedidas pelo IBAMA, alegando fazerem parte de uma Associação de Criadores de Pássaros, no intuito de burlar a Lei e praticar todo tipo de ilegalidade com os pássaros.

A Operação contou com 20 policiais ambientais, os quais foram divididos em cinco equipes sob o Comando do 1º Tenente João José de Souza Almeida, comandante do 3º Pelotão de Proteção Ambiental, além de cinco agentes do IBAMA e três promotores do MPRN.  A referida operação deu cumprimento a cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça, os quais foram cumpridos simultaneamente a partir das 5h30min da manhã desta sexta-feira (04) nos municípios de Serrinha dos Pintos e Mossoró, prosseguindo até às 17 horas do mesmo dia.

O resultado da Operação Sicalis foi tido como satisfatório no combate ao tráfico de animais silvestres, bem como à prática de rinhas de canários. Ao todo foram apreendidas 400 (quatrocentas) aves silvestres, sendo 300 (trezentos) Canários, além de medicamentos utilizados para tratar dos animais após as rinhas e materiais diversos que indicam a prática de rinhas pelos acusados. Ainda foram apreendidas seis armas irregulares, bem como munições de diversos calibres.




Os policiais ambientais classificaram a Operação como um sucesso absoluto, uma vez que os acusados foram autuados por crimes tipificados na Lei nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais) e os animais serão libertados em seu habitat natural.

3 comentários:

  1. ótima atuação da equipe titica da policia ambiental, gostaria também de denunciar, o sr (chagas do guincho) como é conhecido aqui em mossoró cria aves como , galo de campina, graúna, canário, e outras especies
    gostaria que fossem verificar esta denuncia, obg...

    ResponderExcluir
  2. 35 soldados da polícia militar com grande arsenal de diversos tipos de armas preocupados em apreender pássaros, ja presos em gaiolas que não fazem mal algum a ninguém. Enquanto só na cidade de Mossoró ja foram vítima de morte violenta só esse ano mais de 74(setenta e quatro) vidas humana por falta de segurança policial na cidade entendam!

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, caro Anônimo do dia 10 de maio!

    Sua preocupação para com a segurança pública do Município é pertinente. Contudo, a Polícia Ambiental é uma especialidade da Polícia Militar do Rio Grande do Norte que combate os crimes ambientais, assim como o CPRE combate os crimes de trânsito.

    Dessa forma, o nosso trabalho também é defender o meio ambiente, no qual combatemos veementemente qualquer agressão feita ao mesmo.

    Um forte abraço!

    3º Pelotão de Proteção Ambiental
    Mossoró/RN

    ResponderExcluir