quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

GUARDIÕES DO MEIO AMBIENTE

Companhia de polícia especializada do RN se destaca atendendo ocorrências em todo o estado

Você sabe o que significa Cipam? E Policiamento Ambiental? Ficou mais fácil, não foi? Cipam significa Companhia Independente de Policiamento Ambiental. O principal objetivo é proteger o meio ambiente e combater os crimes ambientais.Uma tarefa nada fácil. A responsabilidade começou de forma tímida: tomar conta da Unidade de Conservação Parque das Dunas. Antes, a companhia de policiamento ambiental e a de policiamento turístico eram uma só. Chamava-se Companhia de Polícia de Proteção Ambiental e Apoio Turístico (CPPAAT). Foi criada em 1997 e desmembrada em 2005. Do desmembramento, surgiu a Companhia Independente de Policiamento (Cipam) e a Companhia Independente de Policiamento Turístico (Ciptur).

Major Túlio César, que era comandante do CPPAAT em 2004, tornou-se comandante da Cipam. Na época, a companhia contava com apenas 44 policiais. De 2005 a 2010, o número saltou para 142. Hoje, a polícia ambiental do Rio Grande do Norte éconsiderada a melhor da região Nordeste. Para major Túlio, que foi o primeiro comandante da Cipam, a boa colocação da companhia se deve ao investimento em treinamento e capacitação permanente dos policiais. Na companhia, eles fazem uma série de cursos. Aprendem a fundamentar as ações na legislação ambiental, distinguir as espécies da fauna e da flora, autuar quem comete crimes ambientais. Também aprendem a levantar provas durante as operações e a elaborar relatórios, que já foram usados até pelo Ministério Público Estadual no ajuizamento de ações civis públicas contra agressores.

Para major Túlio, atual comandante do Batalhão de Policiamento de Choque, o diferencial da Cipam do RN é a qualificação. "Eu via os outros estados bem mais adiantados e não queria ficar para trás. A coisa que mais me deu satisfação foi reverter este quadro. Foi saber que a gente tirou o Rio Grande do Norte da zona de rebaixamento", diz. Com o investimento em capacitação, a companhia ampliou a área de atuação. Em 2005, era responsável apenas pela proteção da Unidade de Conservação Ambiental Parque das Dunas. Agora, é responsável por todo o estado.

Atuação ampliada no interior

Para dar uma resposta imediata às denúncias, o comando foi descentralizado. Além de Natal, os policiais ficam em Mossoró, Caicó, Parelhas e Extremoz. "Com a descentralização, regiões como a Oeste e o Seridó começaram a ter uma resposta imediata", afirma Major Túlio, o primeiro comandante da companhia.

O trabalho da Cipam também se reflete no número de denúncias que atende diariamente. A média varia entre 10 e 30 por dia. No outro lado da linha, alguém denuncia desde rinhas de galo até desmatamento em unidade de conservação. "Isso mostra a credibilidade e o espaço que a polícia ambiental conquistou tanto do ponto de vista territorial quando do ponto de vista da atuação no estado. No RN, não existe nenhum órgão que dê uma resposta tão imediata quanto a Cipam", afirma o major.

As queixas mais freqüentes, segundo ele, são extração ilegal de areia, criação de animais silvestres e poluição sonora. Como trabalham 24 horas por dia, os policiais conseguem atender a demanda.

Um comentário:

  1. OLA COMPANHEIROS! PARABENS PELA INICIATIVA DO BLOG, ISSO SO NOS FAZ CRESCER MAIS NESSA BATALHA DE PROTEGER NOSSO MEIO. DESDE JA ESTAREI ACOMPANHANDO AS ACOES DO PELOTAO MOSSORO E CONVIDANDO-OS P VISITAR O NOSSO BLOG AQUI DE NATAL, www.protetoresambientaisrn.blogspot.com, ONDE VCS IRAO VER TODAS AS NOSSAS ACOES AQUI EM NATAL E NO ESTADO. UM ABRACO. SD CESAR, CIPAM, NATAL.

    ResponderExcluir