sábado, 18 de dezembro de 2010

3º PELOTÃO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DIVULGA ESTATÍSTICAS DE OCORRÊNCIAS ATENDIDAS DURANTE O ANO DE 2010

O 3º Pelotão de Proteção Ambiental, neste final de ano, divulga estatísticas sobre ocorrências de crimes ambientais atendidas durante o ano de 2010.

Sob o comando do 1º Tenente João José de Souza Almeida, o 3º Pelotão Ambiental, com sede na cidade de Mossoró, abrange mais de 65 municípios, desde a cidade de Alto do Rodrigues à Pau dos Ferros, e está a serviço da população desde o mês de março do corrente ano.

Nestes nove meses de funcionamento, de 27 de março a 13 de dezembro, os policiais ambientais do 3º Pelotão já atenderam 276 ocorrências envolvendo agressões ao meio ambiente, como poluição sonora, maus tratos a animais, desmatamento, entre outras.



Ocorrências envolvendo poluição sonora, crime tipificado no artigo 54 da Lei nº 9.605/98, que prevê a pena de reclusão de um a quatro anos e multa, apresentam maior incidência na região de atuação do pelotão, com cerca de 65% do número de atendimentos. 



Já a apreensão de animais silvestres, a qual constitui crime contra a fauna tipificado no artigo 29 que prevê a pena de detenção de seis meses a um ano e multa, apresenta-se em segundo lugar das ocorrências atendidas com 16% dos atendimentos; seguidas da captura de animais (9%), desmatamentos (2%), maus tratos (1%), queimadas (1%), apreensão de madeira ilegal (1%), exploração ilegal de recursos minerais ou vegetais (1%) e outras ocorrências de natureza diversa (4%).

 


Ao todo foram apreendidos 601 exemplares de pássaros silvestres, como Papagaio, Periquitos do Sertão, Canários da Terra etc. Além das apreensões, outros animais silvestres foram capturados pelos policiais ambientais enquanto flagrados em plena zona urbana, como corujas, cobras, macacos, furões etc.




Durante este ano, o 3º Pelotão Ambiental também realizou várias blitz desenvolvidas em parceria com o 2º Batalhão de Polícia Militar, tanto na cidade de Mossoró como nas adjacências, bem como participou ativamente no policiamento de grandes eventos da cidade como "Mossoró Cidade Junina" e a Festa de Santa Luzia.

O 3º Pelotão de Proteção Ambiental vem fazendo sua parte na defesa do meio ambiente e na preservação da ordem pública, proporcionando um serviço de qualidade à população assistida da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário