terça-feira, 3 de janeiro de 2012

JACARÉ NO RIO MOSSORÓ

Após a captura de exemplares de jacarés do papo amarelo no rio Apodi/Mossoró, no último dia 26 de dezembro de 2011, por uma guarnição de policiais ambientais, inúmeras têm sido as ligações de pessoas interessadas no assunto, algumas curiosas, outras assustadas, fazendo-se necessárias algumas explicações sobre o fato.

O jacaré do papo amarelo, Caiman latirostris, é típico de toda a América do sul, habitando áreas de florestas tropicais. Portanto, por ser o Brasil quase que em sua totalidade um país tropical, é comum, apesar de curiosa, a presença do referido animal em rios e lagos.

Esse tipo de jacaré pode chegar a 2,5m de comprimento, entretanto já foram encontrados exemplares medindo 3,9m, e podem viver até 50 anos.
Seu hábito alimentar é de pequenos mamíferos e crustáceos, sendo extremamente necessário à saúde humana, ao passo que exerce o controle natural de moluscos gastrópodes, que são disseminadores da doença popularmente chamada de “barriga d’água”. Eventualmente podem atacar presas maiores.
As fêmeas conseguem por 25 ovos de uma só vez, os quais demoram entre 60 e 90 dias para eclodirem. Nesse período ficam extremamente agressivas e com uma coloração amarelada no papo. Daí o nome papo amarelo.

Por ser um animal silvestre, sua caça, captura, perseguição, mau trato e comércio são práticas proibidas por lei, podendo eventual infrator ser condenado em até seis meses a um ano e multa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário