quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

GATO DO MATO É CAPTURADO EM MOSSORÓ

Às 17h45min do dia 10 de janeiro de 2012, na Rua Marechal Deodoro, bairro Barrocas, os policiais ambientais capturaram 01 Gato do mato (Leopardus tigrinus), o qual se encontrava à solta em zona urbana.

 Saiba mais sobre esse animal

O gato-do-mato ou gato-do-mato-pequeno (Leopardus tigrinus) é um felino originário da América Central e América do Sul. É também conhecido também pelos nomes de gato-do-mato-pintado, gato-selvagem e gato-tigre. Vivem da Costa Rica à Argentina, se alimentando de ratos, pássaros e insetos, e medem cerca de 50 centímetros.

Sua gestação dura 70 dias, a prole consistindo de um a dois filhotes.

Embora semelhante à jaguatirica, com a qual é confundido, o gato-do-mato se distingue pelo pequeno tamanho; é o menor dos felinos silvestres brasileiros, e pelas manchas em sua pelagem, rosetas parecidas com as da onça, porém sem o desenho completo, mantendo geralmente um lado aberto, enquanto a jaguatirica tem manchas alongadas, que dão à sua pele a impressão de ser listrada.

Existem ocorrências de gatos-do-mato inteiramente negros, melânicos, e o curioso é que uma gata de pelagem normal, pintada, pode ter filhotes negros, que por sua vez tem descendência de pelagem normal, num processo que os cientistas ainda não entendem bem, mas que acontece também com a onça-pintada e a pantera, que também podem nascer negras (pantera-negra).

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gato-do-mato


Nenhum comentário:

Postar um comentário