quinta-feira, 29 de março de 2012

ANIMAIS SILVESTRES SÃO CAPTURADOS


Às 09h23min do dia 19 de março de 2012, a guarnição ambiental de serviço foi solicitada a atender a uma ocorrência de animal silvestre, onde duas cobras haviam sido vistas em uma residência na Rua Jerônimo Rosado Neto, nº 42. Ao chegarem ao local os policiais capturaram as cobras e as reconduziram à sede do pelotão.
  
 Mais tarde, às 18h30min, os policiais capturaram uma seriema na Rua Benhur Queiroz, nº 35, bairro Abolição II, nesta urbe, após solicitação de populares.




Saiba mais sobre esse animal:

A seriema é uma ave gruiforme da família Cariamidae. Conhecida também como sariema (Ceará) e seriema-de-pé-vermelho. O nome seriema deriva das palavras em tupi “çaria” (= crista) + “am” (= levantada).
Ave típica dos cerrados do Brasil, a seriema possui porte imponente e cauda longa.
Sua plumagem é cinza-amarelada, com finas riscas escuras: abdomên um pouco mais claro, bico e pernas vermelhos. Tem a crista formada por um tufo de penas longas, com cerca de 12 centímetros. É uma das poucas aves que possuem pestanas. Atinge uma altura média de 70 centímetros, podendo chegar a 90 centímetros de comprimento e pesar até 1,4 quilo. O porte dos jovens podem ser igual ao dos adultos e, para diferenciá-los, a cor dos olhos é uma das melhores maneiras. Nos adultos, os olhos são acinzentados; já nos jovens, são amarelados.
Seu canto é marcante, podendo ser ouvido a mais de 1 quilômetro. Seus gritos, seja de uma ave solitária, seja de um casal em dueto, são altos e longos. Parecem longas risadas, as quais vão acelerando-se e aumentando de tom à medida que a ave repete o canto. Pode permanecer gritando por vários minutos a fio.
Faz ninho desde a pouca altura do chão até a 4 ou 5 metros do solo, a árvore tende ser tal que permita a ascensão da ave, em saltos auxiliados por curtas esvoaçadas, até o ninho.

Presente em áreas abertas desde o Maranhão e sul do Pará até o oeste do Mato Grosso; presente nos estados da região sudeste e sul do Brasil; ausente em áreas amplamente florestadas da Amazônia. Encontrada também na Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina.

Fonte: http://www.wikiaves.com.br/seriema

Nenhum comentário:

Postar um comentário