Desde o início do mês de junho, policiais ambientais do 3º Pelotão de Proteção Ambiental, localizado em Mossoró, estão se deslocando diariamente até o Município de Lajes, nas proximidades do Pico Cabugi, no intuito de combater a caça predatória das aves conhecidas como Arribaçãs ou Avoantes. Isso porque foi descoberto um novo “pombeiro”, local de reprodução das aves, na região.
Os policiais ambientais, juntamente com os fiscais do IBAMA, estão empenhados desde o dia 16 de março do corrente ano no combate a prática da caça predatória da espécie de arribaçãs. A “Missão Zenaida”, assim denominada em referência ao nome científico da ave (Zenaida auriculata), inicialmente abrangia o Distrito de Jandaíra, sendo deslocados policiais semanalmente para a localidade desde a sua origem (ver matéria).
Contudo, com a descoberta do novo local de reprodução das aves, em Lajes, a atenção para os pombeiros por parte da CIPAM-Mossoró redobrou. Além dos policiais enviados para o Distrito de Jandaíra, o 3º Pelotão de Proteção Ambiental também está enviando policiais para Lajes para inibir possíveis crimes ambientais.
Acredita-se que as aves que estão se reproduzindo nas proximidades do Pico Cabugi sejam oriundas do “pombeiro” antigo de Jandaíra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário