O objetivo do treinamento é aperfeiçoar o conhecimento tático de cada policial, almejando sempre mais o profissionalismo, tendo em vista ser o policiamento ambiental uma modalidade de policiamento muito exigente do ponto de vista técnico normativo.
domingo, 6 de novembro de 2011
POLÍCIA AMBIENTAL REALIZA TREINAMENTO
Durante toda a manhã do dia 02 de novembro, o comandante do pelotão de polícia ambiental de Mossoró promoveu um treinamento para o efetivo. A instrução foi ministrada pelo BOPE (Batalhão de Operações Especiais), de Natal, tendo como objeto os conhecimentos de ITI (Instrução Tática Individual) e manutenção de armamento.
HOMEM É PRESO PELA PRÁTICA DE POLUIÇÃO SONORA
Na noite do dia 02 de novembro de 2011, através de determinação da Central de Operações da Polícia Militar, policiais ambientais se dirigiram à Rua Gilberto Marcelino Sobrinho, no bairro Nova Betânia, Mossoró, a fim de atenderem a uma ocorrência de poluição sonora.
No local, flagraram a pessoa de D.U.N., de 33 anos de idade, utilizando um equipamento de som acoplado em seu veículo, produzindo ruído excessivo, o que configurou o crime de poluição sonora. O acusado foi preso e conduzido à delegacia e o equipamento ficou apreendido.
segunda-feira, 31 de outubro de 2011
TRÊS PESSOAS SÃO AUTUADAS POR POLUIÇÃO SONORA NO FIM DE SEMANA
No dia 29 de outubro de 2011, por volta das 18h45min, através de denúncia de populares, uma guarnição do 3º Pelotão de Proteção Ambiental se dirigiu à Rua Francisco Canindé dos Santos, no bairro Abolição IV, nesta urbe, onde flagrou as pessoas de P.H.S. e C.A.S.T. com equipamentos de som acoplados em seus veículos, produzindo ruído excessivo, o que resultou em suas prisões por poluição sonora.
Já no dia 30 de outubro, por volta das 15h25min, também através de denúncia, policiais ambientais prenderam a pessoa de P.E.S., na Rua Manoel Gregório da Silva, bairro Santo Antônio, quando utilizava o equipamento de som acoplado em seu veículo em alto volume, caracterizando o crime de poluição sonora.
Os equipamentos de som, inclusive o veículo do terceiro acusado, encontram-se apreendidos e só poderão ser liberados através de determinação judicial. Segundo o art. 25, § 4º, da lei 9.605/98, todo instrumento apreendido na prática de crime ambiental poderá ser perdido, e posteriormente vendido, garantida a perda de sua característica.
MACACO PREGO É CAPTURADO
Após solicitação de populares na manhã do dia 28 de outubro, policiais ambientais capturaram um macaco prego que se encontrava solto, no bairro Nova Vida.
Em outra oportunidade uma guarnição já havia tentado capturar o animal, entretanto sem êxito, tendo em vista que o bicho estava solto sobre as casas e árvores. O fujão se encontra na sede do IBAMA, aguardando providências.
EMPRESA FLAGRADA POLUINDO O RIO MOSSORÓ
Na tarde do dia 27 de outubro, uma equipe composta por policiais ambientais, servidores do Ministério Público e técnicos da Gerência de Gestão Ambiental, realizou uma diligência na bacia de captação de dejetos, no sítio Cajazeiras, zona rural de Mossoró, local em que, segundo denúncias, estaria havendo uma ocorrência de poluição hídrica e do solo.
No local foi verificado o lançamento de água servida proveniente da bacia dentro do rio Mossoró através de bombeamento. Ao final, um funcionário da Construtora Cristal, responsável pelo fato, foi conduzido à delegacia onde foi autuado em TCO.
POLÍCIA AMBIENTAL E MINISTÉRIO PÚBLICO FISCALIZAM LIXÕES
Na manhã do dia 25 de outubro, uma guarnição de policiais ambientais e técnicos do ministério público realizaram uma fiscalização em diversos pontos na cidade de Mossoró, onde estão sendo depositados irregularmente lixo doméstico e podas de árvore.
O intuito da equipe é identificar os locais críticos, bem como os infratores, a fim de responsabilizá-los.
Conforme disposto no art. 54, da lei 9.605/98, tal prática é crime punível com até 04 anos de reclusão e multa.
segunda-feira, 24 de outubro de 2011
BALEIA ENCALHA, POR DUAS VEZES, EM PRAIAS DE AREIA BRANCA/RN.
Uma baleia-jubarte de cerca de 10 metros de comprimento encalhou na manhã a ultima quinta-feira (20) na praia de Upanema, município de Areia Branca (RN).
Após dois dias de tentativa, o resgate formado por policiais do 3º Pelotão de Proteção Ambiental, bombeiros, Capitania dos Portos, biólogos do projeto Cetáceos da Costa Branca e voluntários conseguiu levá-la, na manhã do sábado, para águas profundas com o auxílio de um rebocador. Porém, a corrente marítima trouxe o mamífero de volta para a costa e ele voltou a encalhar neste domingo, desta vez na praia de Redonda.
Mais uma vez, a equipe conseguiu devolver a baleia ao mar com o uso de um rebocador. O resgate foi concluído por volta de 14h, no horário local. O resgate foi um pouco mais fácil que o do sábado porque a declividade em Redonda é maior do que em Upanema.
O animal é jovem, pois ainda não tem o porte de um adulto que pode chegar a 16 metros e pesar de 35 a 40 toneladas.
quinta-feira, 20 de outubro de 2011
MAIS UMA APREENSÃO DE EQUIPAMENTOS DE SOM PELA PRÁTICA DE POLUIÇÃO SONORA.
Mais um aparelho de som é apreendido na cidade de Mossoró.
No dia 11 de outubro, policiais militares do Pelotão Ambiental de Mossoró, através de denúncia de populares, se dirigiram à Rua Vicente Ferreira Duarte, bairro Belo Horizonte, a fim de verificar possível prática do crime de poluição sonora.
Chegando ao local foi flagrado a pessoa de A.A.C., 36 anos, fazendo uso de equipamentos de som, produzindo ruído acima do nível permitido. Diante da constatação do crime o acusado teve seu equipamento de som apreendido e foi conduzido a Delegacia de Policia de Mossoró onde foi autuado no artigo 54 da Lei nº 9.605/98.
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
HOMEM PRESO POR POSSE ILEGAL DE PÁSSAROS SILVESTRES
No dia 09, policiais do 3º Pelotão de Proteção Ambiental realizaram a apreensão de aves silvestres mantidas em cativeiro na Cidade de Mossoró.
Durante patrulhamento realizado no bairro Abolição IV, em Mossoró, policiais da Viatura CIPAM 06 se depararam com uma residência onde estavam expostos alguns pássaros silvestres.
No local, foram apreendidas seis aves da fauna silvestre brasileira, sendo dois (02) Galos de Campina, um (01) Periquito do Sertão, uma (01) Golinha, uma (01) Graúna e um (01) Sabiá.
O acusado foi conduzido até a Delegacia de Polícia, onde foi autuado por crime tipificado no artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais, onde a pena prevista é de detenção de seis meses a um ano, além de multa no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais) por cada exemplar de espécie apreendido.
quinta-feira, 6 de outubro de 2011
POLICIAIS AMBIENTAIS PRENDEM HOMEM ACUSADO DE TRANSPORTE IRREGULAR DE CARVÃO VEGETAL
Ontem, 5, policiais ambientais do 3º Pelotão de Proteção Ambiental realizaram a prisão de um homem de 41 anos acusado de transportar irregularmente carvão vegetal na cidade de Mossoró.
Ao realizarem patrulhamento ostensivo nas ruas do bairro Alto de São Manoel, os policiais se depararam com o senhor J.A.S. conduzindo 26 sacas do produto vegetal em um veículo de tração animal. Ao ser abordado, J.A.S. afirmou que o carvão era produzido por uma segunda pessoa, tendo sido apenas contratado para fazer o transporte, e que não possuía qualquer licença para transportar o material.
Apesar de realizar diligências na casa indicada de uma segunda pessoa envolvida na ocorrência, o fabricante, os policiais não obteram êxito, tendo sido autuado apenas o senhor J.A.S. por transporte irregular de carvão.
A carga e o veículo de tração animal foram entregues na sede do IBAMA, em Mossoró, para apreensão e procedimento administrativo.
terça-feira, 4 de outubro de 2011
FISCALIZAÇÃO EM ESTABELECIMENTO COMERCIAL APREENDE SOM E HOMEM DE POSSE DE ARMA DE FOGO
Arma apreendida na posse de L.D. |
Uma fiscalização de rotina em um estabelecimento comercial localizado na Zona Rural de Mossoró acarretou na apreensão de um equipamento sonoro utilizado para a prática de crime ambiental e a prisão em flagrante em desfavor de L.D. o qual se encontrava de posse de uma arma de fogo calibre .38 no interior do seu veículo.
Na ocasião os policiais ambientais realizavam um patrulhamento de rotina nas proximidades do local quando perceberam que o veículo do senhor L.D. estava com o volume do som automotivo elevado. Ao realizarem a aferição, os policiais constataram o crime de poluição sonora.
No entanto, ao realizarem uma revista no interior do veículo, os policiais encontraram um revólver calibre .38 municiado com cinco munições intactas em uma caixa de uísque.
L.D. foi autuado por crime de poluição sonora tipificado no artigo 54, da Lei de Crimes Ambientais , além do crime de porte ilegal de arma de fogo tipificado no artigo 14 da Lei nº 10.826/2003.
TRÊS HOMENS E UM ADOLESCENTE SÃO ACUSADOS DE PRATICAREM CAÇA PREDATÓRIA NO SÍTIO NOVO HORIZONTE
Três adultos e um adolescente presos por caça predatória |
No último domingo (2) policiais ambientais do Pelotão Ambiental de Mossoró realizaram a apreensão de vinte e cinco (25) aves abatidas na posse de três homens e um adolescente na localidade do Sítio Novo Horizonte, Município de Mossoró.
A apreensão só foi possível graças a uma denúncia anônima de que haveriam várias pessoas praticando a caça predatória na região. No local ainda foram encontrados na posse dos suspeitos três espingardas que foram utilizadas para abater os animais, além de munições.
Os acusados foram conduzidos à Delegacia de Plantão, onde os três adultos foram autuados por crime ambiental, e o adolescente J.M.F.C. autuado por posse irregular de arma de fogo.
EM OCORRÊNCIA DE POLUIÇÃO SONORA, HOMEM DESACATA POLICIAIS E É PRESO
No último dia 2, domingo, policiais ambientais do 3º Pelotão de Proteção Ambiental se deslocaram até o bairro Dom Jaime Câmara, em Mossoró, para averiguar o possível crime de poluição sonora que estaria sendo praticado.
No local, entretanto, após ser constatado a veracidade da informação com a devida aferição do som emitido pela fonte poluidora, o senhor J.L.P., transeunte no local, passou a desacatar os policiais militares proferindo palavras de baixo calão após ter sido informado de que o aparelho sonoro iria ser apreendido.
Com as ameaças e as palavras dirigidas aos policiais de forma a desacatá-los, de imediato os PM’s de serviço deram voz de prisão e conduziram o acusado à Delegacia de Plantão, sendo autuado por crime tipificado no artigo 331 do Código Penal Brasileiro.
O proprietário do som identificado por J.F.B, também foi conduzido à DP de Plantão e autuado por crime tipificado no artigo 42 do Decreto-Lei nº 3.688/41.
FORAGIDO DA JUSTIÇA É CAPTURADO POR POLICIAIS AMBIENTAIS EM MOSSORÓ
Alexandre Rodrigues, foragido da Justiça |
Policiais do 3º Pelotão de Proteção Ambiental realizaram a captura de um foragido da Justiça no último dia 1º (sábado).
Segundo os policiais de serviço, Alexandre Rodrigues fora reconhecido após ser realizada uma abordagem pessoal no mesmo que se encontrava nas proximidades da avenida Alberto Maranhão, em Mossoró.
O soldado Josafá, comandante da viatura CIPAM 06, ao perceber que se tratava de um foragido, de imediato deu voz de prisão e conduziu Alexandre Rodrigues à Delegacia de Plantão para os procedimentos cabíveis.
Alexandre Rodrigues era procurado por cometer vários furtos na cidade de Mossoró.
terça-feira, 13 de setembro de 2011
29 PESSOAS SÃO DETIDAS POR PROMOVER RINHA DE GALO EM MOSSORÓ
Policiais ambientais de Mossoró realizaram a prisão de quase trinta pessoas flagradas promovendo rinha de galo em Mossoró.
A ocorrência se deu por volta das 14 horas do último dia 07 de setembro, quando os policiais receberam a denúncia através do CIOSP de que estava havendo a promoção de rinha de galo na zona rural de Mossoró.
Ao chegar no local, os policiais militares se depararam com os animais participando da rinha e com vários frequentadores no local. Contudo, devido ao número reduzido dos policiais e do grande número de pessoas envolvidas na ocorrência – cerca de 70 pessoas, apenas 29 delas foram detidas para averiguação do crime ambiental.
No momento da ação policial, existia cerca de 42 galos sendo preparados para a rinha, alguns inclusive já apresentando ferimentos no momento da apreensão devido à exposição ao crime.
Os responsáveis pelos maus-tratos aos animais foram conduzidos à Delegacia de Plantão de Mossoró e autuados por crime tipificado na Lei nº 9.605/98.
segunda-feira, 12 de setembro de 2011
FIM DE SEMANA MARCADO POR APREENSÃO DE MADEIRA IRREGULAR
O fim de semana foi marcado por apreensão de madeiras irregular realizada pela 3º Pelotão de Proteção Ambiental de Mossoró.
Ao todo foram realizadas três apreensões de veículos carregados com madeira sem a devida documentação legal para o transporte do material.
Duas das apreensões foram consequentes da fiscalização realizada nas proximidades do Vale do Assú na última sexta (09), a qual visava inibir o transporte e o comércio irregular de madeiras, já que a região é composta de várias fábricas de cerâmicas que utilizam desse material para a queima em seus fornos.
A outra apreensão ocorreu nas proximidades da cidade de Pendências, na RN Costa Branca, também envolvendo veículo com carregamento ilegal de madeira.
Ambos os veículos e materiais foram apreendidos por infringir o artigo 46 da Lei de Crimes Ambientais, já que o mesmo prevê como crime ambiental o transporte de madeira, lenha, carvão e outros produtos de origem vegetal, sem a devida licença para todo o tempo da viagem ou do armazenamento.
O Comando do Pelotão Ambiental de Mossoró reforça que o policiamento especializado ambiental da região continuará a fiscalizar a prática desses crimes contra o meio ambiente.
3º PELOTÃO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL PARTICIPA DE OPERAÇÃO EM PARCERIA COM A POLÍCIA CIVIL
Francisco Theonardgi Lopes de Moura, conhecido como "Theo" |
Policiais militares do Pelotão Ambiental de Mossoró participou de uma operação com a Polícia Civil para realizar a prisão de Francisco Theonardgi Lopes de Moura, mais conhecido como “Theo”, acusado de diversos crimes.
A Operação foi organizada pelo Delegado Regional Edivan de Queiroz, a qual resultou na morte do acusado após intensa troca de tiros.
Na casa onde o acusado se abrigava foi encontrado um rádio comunicador utilizado para monitorar as atividades da Polícia na cidade, além de armas e munições.
Durante a Operação um policial civil foi atingido por um disparo de arma de fogo, mas o mesmo não corre risco de morte.
segunda-feira, 5 de setembro de 2011
APARELHOS DE SOM SÃO APREENDIDOS POR CRIMES DE POLUIÇÃO SONORA
Durante o dia de ontem, domingo, policiais ambientais do 3º Pelotão de Proteção Ambiental realizaram a apreensão de dois aparelhos de som, utilizados para a prática de crime de poluição sonora.
A primeira ocorrência aconteceu por volta das 2 horas da madrugada do domingo (4), após a denúncia ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) de que em um estabelecimento comercial localizado no bairro Costa e Silva, em Mossoró, estaria com produzindo ruídos sonoros acima do limite permitido em Lei. No local, os policiais constataram a existência da prática do crime ambiental tipificado no artigo 54 da Lei nº 9.605/98 – poluição sonora, já que, após as devidas aferições no ambiente foi constatado resultado superior ao permitido pela referida Legislação Ambiental.
Já a segunda ocorrência se deu em uma residência situada na Ilha de Santa Luzia, também em Mossoró. Pela denúncia realizada através do CIOSP, a vizinhança queixava-se do alto volume do som utilizado na residência. Após as devidas aferições, os policiais ambientais constataram que o nível de ruído produzido pelo aparelho sonoro estava acima do limite permitido em Lei.
Ambos aparelhos sonoros foram apreendidos e seus proprietários conduzidos à Delegacia para serem realizados os procedimentos legais ao fato.
quinta-feira, 1 de setembro de 2011
COMANDANTE DO 3º PELOTÃO AMBIENTAL RECEBE "TÍTULO AMIGO DA COMPANHIA DE POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL" DA PMCE
Tenente Almeida recebendo o "Título Amigo da CPMA" |
O Comandante do 3º Pelotão de Proteção Ambiental, 1º Tenente João José de Sousa Almeida, foi agraciado no dia de ontem, 31, com o “Título de Amigo da CPMA – Companhia de Polícia Militar Ambiental” da Polícia Militar do Estado do Ceará.
A solenidade de entrega do Certificado “Amigo da Companhia de Polícia Militar Ambiental” ocorreu no Quartel da CPMA, na cidade de Fortaleza/CE, às 16 horas da última quarta-feira (31).
O “Título Amigo da CPMA” foi entregue pelo Major PM Marcus Vinícius Costa Saraiva, Comandante da CPMA/CE, ao 1º Tenente João José de Sousa Almeida em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Meio Ambiente.
Tenente Almeida ao lado Tenente Coronel Albano da 5ª Seção da PMCE |
Tenente Almeida, Comandante do Pelotão Ambiental de Mossoró |
Para o Tenente Almeida, Comandante do Pelotão Ambiental de Mossoró, o “Título Amigo da CPMA” reconhece o trabalho desempenhado pelo oficial agraciado na questão ambiental, que vem à frente do Pelotão Ambiental desde março de 2010.
terça-feira, 30 de agosto de 2011
POLÍCIA AMBIENTAL APREENDE EQUIPAMENTO DE SOM AVALIADO EM R$ 20 MIL POR OBSTRUÇÃO À AÇÃO FISCALIZATÓRIA AMBIENTAL
No último sábado, 27, os policiais ambientais do 3º Pelotão de Proteção Ambiental apreenderam um equipamento de som avaliado em R$ 20 mil.
A apreensão se deu após uma denúncia anônima realizada através do Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (CIOSP), a qual constava de uma ocorrência de perturbação do sossego alheio.
No local, os policiais constataram a presença de um veículo Fiat Idea equipado por aparelhos sonoros ligados. No entanto, ao visualizar a presença policial que já iria iniciar as medições necessárias, o proprietário do veículo rapidamente desligou o som, obstando o trabalho de fiscalização dos policiais.
Segundo os policiais, o proprietário do veículo já havia sido advertido há cerca de 30 dias da prática do crime de poluição sonora.
O proprietário do veículo foi autuado por crime de obstrução à ação fiscalizatória ambiental, tendo sido seu aparelho de som, avaliado em R$ 20 mil, apreendido na forma da Lei.
segunda-feira, 29 de agosto de 2011
3º PELOTÃO AMBIENTAL CUMPRE DETERMINAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO E REALIZA FISCALIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE PENDÊNCIAS/RN
Policiais ambientais pertencentes ao efetivo do 3º Pelotão de Proteção Ambiental realizaram fiscalizações ambientais durante todo o final de semana no Município de Pendências/RN.
As fiscalizações foram realizadas para combater a prática do crime de poluição sonora, tendo sido motivada por diversas denúncias da população à Promotoria de Justiça da Comarca de Pendências.
Segundo as denúncias, vários estabelecimentos localizados nas imediações do balneário Beira Rio abusam de equipamentos e instrumentos sonoros, causando perturbação do sossego público, além do risco iminente à saúde dos moradores da região.
Entretanto, as fiscalizações foram prejudicadas por estar havendo no momento fiscalizatório uma festa na cidade, onde muitos dos estabelecimentos que seriam fiscalizados estavam fechados. Apesar disso, o Comandante do Pelotão Ambiental responsável pela área, 1º Tenente João José de Souza Almeida, afirma que os policiais continuarão as fiscalizações nos próximos finais de semana.
DENÚNCIAS MOTIVAM FISCALIZAÇÃO EM ASSENTAMENTO DA MAÍSA
Momento da fiscalização no Sítio Pau Branco |
O 3º Pelotão de Proteção Ambiental, com sede na cidade de Mossoró, recebeu nos últimos dias várias denúncias de ocorrências que envolviam a prática do crime de poluição sonora.
Segundo as denúncias, os moradores estariam sendo prejudicados pelo abuso de equipamentos sonoros utilizados pelos estabelecimentos da localidade.
Ontem, no entanto, a viatura do Pelotão Ambiental realizou a fiscalização em um estabelecimento localizado no Sítio Pau Branco, após a Maísa, constatando a prática do crime de poluição sonora.
Após a constatação o proprietário do estabelecimento foi conduzido à Delegacia de Plantão, em Mossoró, para realizar os procedimentos legais que o caso requer.
quinta-feira, 25 de agosto de 2011
quarta-feira, 24 de agosto de 2011
PELOTÃO AMBIENTAL DE MOSSORÓ PARTICIPA DE REUNIÃO COM PANIFICADORES E GESTÃO AMBIENTAL DO MUNICÍPIO
1º Tenente João José de Souza Almeida, Comandante do Pelotão Ambiental de Mossoró |
A Gerência da Gestão Ambiental de Mossoró realizou na manhã de ontem, 23, uma reunião com os empreendedores do setor de panificação e similares. A reunião ocorreu no auditório do Serviço Social da Indústria (Sesi) e contou com a participação do Comandante do 3º Pelotão de Proteção Ambiental, 1º Tenente João José de Souza Almeida.
A reunião foi realizada para tratar do processo de regularização de cada empreendimento do ramo de panificação da Cidade, onde, caso a regularização não ocorra no período de seis meses, os estabelecimentos estarão passíveis de interdição caso a fiscalização ambiental constate alguma irregularidade.
Para o Tenente Almeida, Comandante do Pelotão Ambiental de Mossoró, as principais denúncias realizadas para o Pelotão estão relacionadas à questão da poluição atmosférica, já que muitas chaminés não estão numa altura adequada para o funcionamento. O Comandante do 3º Pelotão Ambiental destacou ainda o problema quanto à aquisição da madeira utilizada no forno, onde muitas vezes os fornecedores não conseguem comprovar a origem legal dessas madeiras.
Outras reuniões ainda serão marcadas com os empreendedores do setor de panificação e similares no intuito de orientá-los para a regularização dos estabelecimentos.
PELOTÃO AMBIENTAL DE MOSSORÓ APREENDE ANIMAIS SILVESTRES PROVENIENTES DE CAÇA PREDATÓRIA EM APODI
Policiais ambientais em apreensão no Sítio Bela Vista, em Apodi |
O 3º Pelotão de Proteção Ambiental realizou na manhã de ontem, 23, a apreensão de trinta e sete animais silvestres no Município de Apodi de posse de acusados de praticarem a caça predatória na região.
A apreensão só foi possível graças a denúncias feitas por moradores da área preocupados com a agressão ao meio ambiente.
Com a denúncia, os policiais ambientais se deslocaram até o Sítio Bela Vista, em Apodi, onde havia sido informada a realização diária da caça predatória de aves de hábitos noturnos.
Na ocasião foram apreendidos 37 (trinta e sete) animais de diversas espécies, como Marrecas, Patos do Mato, Graúnas e Canários da Terra. Os acusados foram conduzidos à Delegacia do Município de Apodi, onde foram autuados por crime contra a fauna silvestre brasileira.
Alguns dos animais apreendidos em Apodi |
POLICIAIS AMBIENTAIS E POLÍCIA CIVIL CUMPREM MANDADO DE BUSCA E APREENSÃO EM MARCELINO VIEIRA E APREENDEM AVES ABATIDAS E ARMAS DE FOGO EM RESIDÊNCIA
Os policiais militares ambientais lotados no 3º Pelotão de Proteção Ambiental se deslocaram no dia de ontem, terça-feira, para realizar o cumprimento de um Mandado de Busca e Apreensão expedido pelo Doutor Felipe Luiz Machado Barros, Juiz de Direito da Comarca de Marcelino Vieira.
Na ocasião foram apreendidos diversos materiais que caracterizavam a prática de crimes ambientais, como aves já abatidas e armas de fogo.
O procedimento legal da ocorrência foi realizado na Delegacia de Polícia Civil da Cidade de Marcelino Vieira, distante 180 km de Mossoró, e os materiais apreendidos foram encaminhados à sede regional do IBAMA, em Mossoró.
terça-feira, 23 de agosto de 2011
POLICIAIS AMBIENTAIS REALIZAM PRISÃO DE ACUSADO DE ROUBO EM MACAU
Ecoposto RDS Estadual Ponta do Tubarão |
A equipe de serviço do último dia 21, domingo, no Ecoposto Ponta do Tubarão, localizado em Macau, realizou a prisão de um acusado de roubar um celular nas proximidades.
A vítima R.A.E. procurou os policiais que se encontravam de serviço no Ecoposto Ponta do Tubarão para informar que houvera sido assaltada a poucos instantes.
De imediato, os soldados Mário, Bisneto e Cavalcante iniciaram as diligências para a localização do acusado, obtendo êxito no flagrante.
A vítima e o acusado R.M.S.G.M. foram conduzidos à Delegacia de Polícia da Cidade de Macau para a realização dos procedimentos legais.
segunda-feira, 22 de agosto de 2011
POLICIAIS AMBIENTAIS DE MOSSORÓ CAPTURAM FORAGIDO DA JUSTIÇA DE POSSE DE MOTO ROUBADA
Francisco Jocélio Pessoa, preso pelos policiais ambientais de Mossoró |
No dia de ontem, domingo, os policiais militares do 3º Pelotão de Proteção Ambiental, após realizar a abordagem em uma pessoa de atitudes suspeitas nas proximidades do Mercado Central, realizaram a captura de Francisco Jocélio Pessoa, conhecido por “Célio”.
Célio se encontrava foragido da Penitenciária Agrícola de Mossoró e possuía dois Mandados de Prisão em aberto, sendo constatado já na Delegacia de Plantão. Além dos Mandados, Francisco Jocélio fora preso de posse de uma moto Honda BIZ tomada de assalto na Cidade de Mossoró.
O acusado e a moto foram conduzidos à Delegacia de Plantão de Mossoró para realizar os procedimentos legais da ocorrência.
DENÚNCIAS DE POLUIÇÃO SONORA SÃO MAIORIA NAS OCORRÊNCIAS ATENDIDAS PELO PELOTÃO AMBIENTAL DE MOSSORÓ NO FINAL DE SEMANA
O final de semana foi marcado pelo atendimento a diversas denúncias pelos policiais ambientais de Mossoró. Em sua maioria, foram ocorrências relacionadas à poluição sonora ou à perturbação do sossego alheio.
Das nove ocorrências atendidas pelos policiais ambientais e o cumprimento de Ordens de Serviços para fiscalização de práticas de crimes ambientais, seis foram relacionadas à denúncias sobre crime de poluição sonora ou a contravenção penal de perturbação do sossego alheio. As demais ocorrências estavam relacionadas a maus-tratos a animais, extração irregular de areia e a captura de foragido da justiça.
Somente no sábado, 20, foram apreendidos três aparelhos sonoros, sendo dois deles acoplados em veículos automotores, os quais foram encaminhados à sede do IBAMA a fim de serem custodiados até decisão contrária da Justiça.
O comando do Pelotão Ambiental de Mossoró afirmou que as fiscalizações quanto ao crime de poluição sonora serão intensificadas a fim de garantir à integridade à saúde dos habitantes, bem como garantir o sossego nas cidades abrangidas pelo Pelotão.
POLICIAIS AMBIENTAIS REALIZAM FISCALIZAÇÃO IRREGULAR DE AREIA NA PRAIA DE UPANEMA
No último sábado, 20, após receber uma denúncia, os policiais ambientais do 3º Pelotão de Proteção Ambiental se deslocaram até a Praia de Upanema, localizada na cidade de Areia Branca, para realizar uma fiscalização acerca de extração irregular de areia.
Apesar de ter sido constatado no local os danos ao meio ambiente decorrido da extração irregular da areia, os policiais não conseguiram identificar os acusados do crime ambiental, já que não foi encontrado ninguém trabalhando no local.
Contudo, o comando do Pelotão Ambiental de Mossoró garante que as fiscalizações continuarão a ser realizadas, a fim de serem identificados os possíveis causadores dos danos ao meio ambiente.
CIPAM PROMOVE CONFRATERNIZAÇÃO PARA POLICIAIS AMBIENTAIS DE TODO O ESTADO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DOS PAIS
Confraternização com policiais ambientais do RN |
A Companhia Independente de Proteção Ambiental (CIPAM), com sede em Natal, promoveu na última sexta-feira, 19, uma confraternização alusiva ao Dia dos Pais.
A confraternização reuniu todos os policiais ambientais do Estado do Rio Grande do Norte que compõem o efetivo da Companhia Independente de Proteção Ambiental em sua sede, localizada no Parque das Dunas, em Natal.
A confraternização foi iniciada com um evento esportivo entre os policiais ambientais do Estado, no qual o 3º Pelotão de Proteção Ambiental de Mossoró foi campeão, seguida de sorteios de brindes para os policiais presentes no evento. No intuito de socializar os policiais lotados na CIPAM de todo o Estado ainda foi promovido um café da manhã para os policiais defensores do meio ambiente.
Na ocasião foram vacinados todos os policiais da CIPAM contra a Hepatite, Tétano, Sarampo e Rubéola, para que os policiais ambientais tenham maior segurança nas ocorrências de risco de contaminação.
Equipe do 3º Pelotão de Proteção Ambiental de Mossoró |
Entrega do Troféu ao Comandante do 3º Pelotão Ambiental de Mossoró |
Policiais ambientais pertencentes ao efetivo da CIPAM/RN |
POLICIAIS DO 3º PELOTÃO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL SOCORREM VÍTIMA DE ACIDENTE AUTOMOBILÍSTICO NA RN-118
Na última quarta-feira, 17, a viatura do 3º Pelotão de Proteção Ambiental, responsável pelo patrulhamento das Dunas do Rosado/RN, Macau/RN e Diogo lopes/RN, deparou-se com um acidente de trânsito envolvendo uma moto e uma carreta.
A vítima Dênio Martins colidiu violentamente sua moto Honda Falcon contra a lateral de uma carreta Volvo, que transportava combustível. O acidente aconteceu nas proximidades do posto Frei Damião, por volta das 12h20, na RN 118.
Ainda com vida no local, Dênio recebeu socorro dos Policiais Ambientais ( Sd Maximiliano, Sd Lira, Sd Diógenes) que de imediato prestaram auxílio e mantiveram o suporte básico de vida do acidenteado até a chegada da ambulância.
quarta-feira, 17 de agosto de 2011
POLICIAIS AMBIENTAIS RECUPERAM DUAS MOTOS ROUBADAS EM MOSSORÓ
No dia de ontem, terça-feira (16), os policiais militares lotados no 3º Pelotão de Proteção Ambiental, em Mossoró, tiveram sucesso ao recuperar duas motos tomadas de assalto na Cidade de Mossoró.
O primeiro veículo recuperado pelos policiais foi localizado no bairro Bom Jesus após uma denúncia realizada através do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP). A moto havia sido tomada de assalto no mês de abril e já estava praticamente desmontada.
Já a segunda moto foi recuperada no início da noite de ontem, por volta das 20 horas, contando com o apoio da ROCAM. O veículo teria sido roubada na última segunda-feira (15) e, segundo informações, da Polícia Civil já teria sido utilizada para praticar delitos nas cidades vizinhas. A moto foi localizada na Favela do Tranquilim, próximo ao Parque Brasil de Vaquejada, com a placa adulterada.
Apesar do êxito da ação policial, ninguém foi preso.
segunda-feira, 15 de agosto de 2011
3º PELOTÃO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL AJUDA NA BUSCA DE PESSOA DESAPARECIDA EM ANGICOS
Ontem, 14, policiais militares ambientais do Pelotão Ambiental de Mossoró foram mobilizados para ajudar na busca de uma pessoa desaparecida na Cidade de Angicos.
Arnaldo Araújo Sobrinho, 56 anos, saiu de sua residência, em Angicos, na última sexta-feira (12) para verificar uma plantação em frente à sua casa, por volta das 13 horas e não retornou mais. Segundo informações de familiares, o mesmo é depressivo e introvertido, mas não apresenta histórico de violência contra outras pessoas.
O Corpo de Bombeiros e o helicóptero da PMRN, Potiguar 01, foram mobilizados juntamente com a CIPAM de Mossoró para tentar localizar Arnaldo Araújo, mas não tiveram êxito nas buscas.
Segundo as últimas informações, o corpo de Arnaldo Araújo Sobrinho foi encontrado na manhã desta segunda-feira (15) em um riacho da cidade, mas ainda não foi constatada a causa da morte.
POLICIAIS AMBIENTAIS APREENDEM EQUIPAMENTO DE SOM POR POLUIÇÃO SONORA
Policiais militares do 3º Pelotão de Proteção Ambiental realizaram a apreensão de um equipamento de som envolvido na prática de crime ambiental no bairro Bom Jesus, em Mossoró.
Após denúncias recebidas através do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), os policiais ambientais se deslocaram até um estabelecimento comercial localizado no bairro Bom Jesus, com informações de que estaria havendo um evento festivo no local e que estaria ultrapassando os limites sonoros permitido em Lei.
No local, os policiais constataram o crime de poluição sonora tendo como fonte poluidora um veículo tipo Corsa Hatch, licenciado em nome de F.M.S.F., que justificou a infração ambiental por haver recebido informações do proprietário do estabelecimento de que possuía alvará de funcionamento de equipamentos sonoros no local. Apesar do alvará de funcionamento, o Pelotão de Proteção Ambiental de Mossoró alertou o referido alvará autoriza apenas o funcionamento do estabelecimento comercial, sem permitir que ultrapasse o limite de ruído sonoro previsto em Lei.
HOMEM É PRESO POR OBSTRUIR FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL E POR DESACATAR POLICIAIS E TEM FIANÇA ARBITRADA EM R$ 500
Um homem foi preso em flagrante na noite da última quarta-feira após obstruir a fiscalização ambiental e por desacatar os policiais militares ambientais em um estabelecimento comercial no bairro Santa Delmira.
Os policiais receberam uma denúncia através do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) de que estaria sendo praticado o crime de poluição sonora, tipificado na Lei de Crimes Ambientais, em um estabelecimento comercial localizado na avenida São Jerônimo, no bairro Santa Delmira.
No local os policiais, ao tentarem aferir o nível de ruído emitido pelo equipamento sonoro, foram impedidos pelo proprietário do equipamento que diminuiu o volume do som, mesmo tendo sido orientado a não realizar tal procedimento.
Após dada voz de prisão por obstruir a ação fiscalizatória dos policiais, o acusado J.R.F. começou a desacatar os PM’s, chegando resistir à prisão, onde foi necessário a utilização de táticas de abordagens e imobilização para conter a ação agressiva do acusado.
Após a condução à Delegacia, o acusado J.R.F. foi autuado por obstar ou dificultar a ação fiscalizadora do Poder Público no trato de questões ambientais (art. 69 da Lei de Crimes Ambientais), além de opor-se à execução de ato legal, mediante violência ou ameaça a funcionário público (art. 329, do Código Penal) e por desacatar funcionário público no exercício da função (art. 331, do Código Penal), sendo liberado em seguida com o pagamento de uma fiança arbitrada em R$ 500, para que possa responder o processo judicial em liberdade.
POLICIAIS AMBIENTAIS CAPTURAM ANIMAL SILVESTRE NO BAIRRO BOM JARDIM
O aparecimento de animais silvestres próximos às áreas residenciais é muito comum, devido à urbanização do ambiente.
Nesse sentido, o 3º Pelotão de Proteção Ambiental tem atendido cada vez mais um maior número de ocorrências de capturas desses animais silvestres de diversas espécies.
Na última quarta-feira, 10, os policiais ambientais do Pelotão Ambiental de Mossoró se deslocaram até o bairro Bom Jardim, em Mossoró, a fim de realizar o atendimento a uma Coruja que apareceu em uma residência do bairro.
De imediato, os policiais ambientais averiguaram se o animal necessitava de cuidados médicos e o conduziu à sede do IBAMA, em Mossoró, para que o mesmo passe por uma triagem para posteriormente haver a sua readaptação à natureza.
quarta-feira, 10 de agosto de 2011
3º PELOTÃO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL AMPLIA SUA ÁREA DE ATUAÇÃO ATÉ O MUNICÍPIO DE MACAU
A partir da próxima segunda-feira, 15, o 3º Pelotão de Proteção Ambiental ficará responsável pelo policiamento da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão, localizada no Município de Macau.
A ampliação da área de atuação do Pelotão Ambiental de Mossoró foi definida na 48ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor da RDS Ponta do Tubarão, realizada na manhã desta terça-feira (09), por solicitação do Conselho Gestor da RDS Ponta do Tubarão e do IDEMA, devido ao seu papel de proteção dos ecossistemas, principalmente os costeiros e marinhos.
A RDS Ponta do Tubarão foi criada pela Lei Estadual nº 8.349/2003, atendendo as demandas dos moradores de cinco comunidades de Macau e Guamaré com o objetivo de disciplinar os procedimentos e a utilização de equipamentos de pesca artesanal, além de desenvolver na comunidade local, nos empreendedores e nos visitantes, uma consciência ecológica e conservacionista sobre o patrimônio natural e os recursos ambientais e assegurar o espeço comum e a sustentabilidade dos recursos naturais como patrimônio natural e social, para os moradores e suas futuras gerações.
A Reserva Ponta do Tubarão possui uma área de 12.960 hectares, onde as dunas representam 38% da área da unidade de conservação. A Ponta do Tubarão apresenta dunas móveis que formam falésias protegendo o mar aberto e da enseada onde se encontram pequenas ilhas, cobertas de vegetação típica de mangue, além da grande diversidade de animais marinhos e terrestres, como o cavalo marinho e o canário do mangue.
Dessa forma, o 3º Pelotão de Proteção Ambiental proporcionará o policiamento especializado naquela Reserva para evitar qualquer agressão aos ecossistemas ali presentes.
Assinar:
Postagens (Atom)